terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O segredo dos corajosos? Não dizer nunca que têm medo.

A pessoa começa o dia com tudo alinhado. Sabe (aprendeu) que 60% do tempo que planeamos deve ser para imprevistos. A pessoa define a agenda em função dessa regra. Regra simples, bem simples. O efeito dominó faz-se sentir. Nada de novo. A pessoa sai do escritório e entra em modo call center, de auricular em riste no percurso todo. Entra em casa ainda de auricular, prepara a sopa (aquece a sopa) de auricular. O almoço mais rápido (e favorito) dos dias malucos (foto no Instagram, um vício) está pronto em 2 minutos. Termina a conversa, tenta respirar fundo, ainda não consegue. Senta-se a almoçar, precisava de silêncio e uma revista qualquer. Tem silêncio, mas o portátil à frente. Entra na espiral dos emails enquanto engole a sopa e mal saboreia o almoço rápido (mas favorito). Prepara em modo automático uma taça de frutos vermelhos com iogurte, mel e granola. Falta qualquer coisa depois da refeição (crómio, o meu pior inimigo). Continua nas respostas, a dar seguimento aos pedidos, sente-se feliz, mesmo feliz, e ao mesmo tempo ansiosa. Há dias em que põe em dúvida esta capa, que insiste em trazer aos ombros, de super-mulher. Não é. Nunca será. Mas há dias, muitos dias, em que tenta ser. Quer ser. Tem de ser. Esperam que seja. Não pode falhar.
Está de novo de auricular em riste, vai do sorriso à expressão de apreensão em minutos. Há muitos emails por responder. Pessoas que esperam uma resposta, que confiam, que merecem tempo e dedicação. Respira fundo. Desabafa. Pára dois minutos. Só dois. Escreve coisas que nada têm que ver com o trabalho. Escreve um post. É um respirar.
Falta uma hora para ir buscar o Martim. Acho que hoje aceito o convite da Educadora e sento-me no chão da sala da Creche, com os meninos todos à minha volta, e fico por ali, um bocadinho que saberá a muito, sei, tenho a certeza. O tempo é sempre maior, com mais horas e uma elasticidade sem limites, quando somos pequenos, quando o peso do mundo é incomparavelmente mais leve. Quando sonhamos ser um super herói, sabendo, no fundo, no fundo, que eles só existem, e são fortes e indestrutíveis, nos filmes e nas bandas desenhadas.
Volto ao auricular, e aos mails. Ainda (!) tenho uma hora.