sábado, 4 de janeiro de 2014

O jantar & o mar



O mar faz-nos falta. Muita falta. Para arrumar ideias, inspirar boas energias, relativizar o que às vezes nos turva o discernimento, sentir que a vida simples é a melhor e que não há nada de mais bonito do que ser feliz com uma vida assim, tranquila, humilde, de paz.
Fizemos o nosso primeiro passeio na praia no regresso dos Alpes. Queríamos agradecer ao elemento que nos traz a melhor energia o ano que passou, todos os momentos bons, todos os dias felizes que tivemos e todas as inspirações que nos deu. Entregámos o que não nos faz falta, o que não é nosso e o que não queríamos levar para o ano novo.
No regresso a casa passámos na nossa loja de peixe preferida. Ficamos sempre deliciados com as receitas da Dona Paula, tem sempre as melhores sugestões e ideias para pratos de peixe e marisco. Hoje o jantar foi inspirado numa das receitas da nossa praia. Tudo o que sabe a mar, sabe a amor, a vida, a sorrisos, a cheiros bons, a pele salgada, a muitos mergulhos e miúdos felizes, sabe a todas as coisas que nos fazem bem e ao nosso muito adorado Verão.
»
400 gr de camarão
3 dentes de alho
3 colheres de azeite
6 colheres de sopa de leite de côco
3 colheres de sopa de polpa de manga
2 colheres de chá de caril em pó
.
Numa frigideira alourar os alhos no azeite. Juntar os camarões, cozinhar até ficarem tenros. Juntar o leite de côco, envolver bem, uns dois minutos. Juntar a polpa de manga, envolver bem e, finalmente, o caril. Baixar o lume, no mínimo, e deixar que os sulcos de misturem e formem um molho espesso.
Acompanhar com arroz basmati, aromatizado com alecrim fresco.
Para quem, como nós nesta casa, adora de paixão camarão (e sabores exóticos) esta receita é qualquer coisa de muito, muito bom.