sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A receita

Uma das coisas boas que aprendi com os meus amigos tiroleses (com costela nórdica) é a arte de bem apurar um creme de legumes. Super simples, super rápido, deliciosamente reconfortante. Para almoços tardios, para jantares pós-treino ou simplesmente para dias frios em que apetece mesmo uma sopa quente, bem quente. Esta acompanha maravilhosamente com uma fatia de pão alentejano torrado, barrado com alho fresco, tomate cherry, pimenta moída, azeite e oregãos.
.
1 courgette + 3 cenouras + 2 batatas doces + uma mão cheia de castanhas congeladas + 2 dentes de alho + 100g de feijão verde + 1 alho francês pequeno + 2 colheres de sopa de azeite
Refogar a cebola e os alhos no azeite, juntar os legumes cortados em rodelas finas, deixá-los cozer ao vapor (lume baixo) e no fim juntar água que cubra apenas os legumes. Deixa-se ferver e quando estiverem tenros passa-se com a "varinha" e já está.  Uma noz de crème fraîche e umas ervas aromáticas a darem o toque final (eu sou mais do que fã de alecrim) e temos uma das melhores sopas do mundo.
»
photo credits | Carey Nershi - reclaiming provincial