quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Obrigado, Ties

O Ties foi, com muito orgulho, o meu primeiro cliente.
Após o meu regresso a Portugal e um curto período de tempo como Directora de Consultoria na área da formação comportamental, decidi dar o primeiro passo num projecto pessoal de consultoria para pequenas empresas. 
Ajudar a crescer e a desenvolver modelos, criar redes de contactos e parcerias, gerir agendas e contratos, ampliar o volume de negócios e a seu tempo aumentar receitas, são os objectivos principais deste projecto ainda embrionário.
Escolhi o Ties para aplicar o meu modelo de negócio e apresentei-o à Catarina por várias razões: porque acompanhava o Ties e sabia que a Catarina precisava de apoio, porque era (sou) fã do seu trabalho e da forma como regista em fotografia aquilo que a rodeia, por acreditar no seu potencial de crescimento e pela fotografia, em si, ser uma arte que me fascina desde sempre.
O que nos juntou definitivamente foi uma onda de empatia e sintonia. Por ambas sabermos o que fazer e como fazer para transformar uma paixão numa empresa de sucesso.
Começou assim esta colaboração, alicerçada nas parcerias, no volume de trabalho e de negócios que gerámos juntas ao longo destes seis meses, em que simultaneamente crescemos e aprendemos muito como pessoas e profissionais.
Com um volume de trabalho a ultrapassar a capacidade de resposta, é chegado o tempo de fazermos balanços e avaliações, precipitados pelo adorável estado de graça (e esperanças) que a Catarina está a viver de uma forma tão bonita e intensa.
Nestas alturas é determinante avaliar o que correu bem, o que podia ter sido feito de outra forma e, naturalmente, redefinir o rumo, planeando o futuro do projecto sem constrangimentos, antes com o pragmatismo de quem gosta e tem orgulho naquilo que faz.
Para a Catarina e para o Ties é altura de baixar o ritmo de trabalho. E eu compreendo. É uma escolha perfeitamente compreensível nesta fase da vida da Catarina. Transformar um hobby numa empresa/negócio pode tornar-se extremamente exigente e todos temos de ter a nossa lista de prioridades bem definida, onde pesamos a importância e o valor que atribuímos à família, à carreira, ao sucesso, às relações pessoais e profissionais e medimos prós e contras das nossas decisões, sem criarmos expectativas de decisões que não são passíveis de serem concretizadas. É uma decisão ponderada, pessoal e emocional que eu não só respeito como apoio.
Ficarei para sempre com o meu querido Ties no coração, disponível para, quando o dia chegar, retomarmos uma colaboração que nos deixou a certeza de termos um negócio muito viável.

O meu projecto pessoal continua e, a par com as sessões de Life Training, os objectivos são os mesmos que defini no dia 1 de Fevereiro deste ano: trabalhar a notoriedade de marcas, dar-lhes visibilidade e posicionamento no mercado, gerar volume de negócios, criar parcerias e colaborações, criar condições para que outras marcas/empresas possam desenvolver-se, crescer e florescer, tornando-se histórias de sucesso como a do Ties.

Dia 1 de Agosto é o primeiro dia do resto das nossas vidas.