quinta-feira, 12 de maio de 2011

A verdade é que eu vos tomo por pessoas sensatas

A propósito de um comentário deixado pela Stella Maris, achei que devia deixar aqui duas notas:

 - O meu regime alimentar [reeducação alimentar] foi prescrito por uma Nutricionista, em quem confio, que conheço há uns bons anos, desde que fiz a minha primeira dieta a sério, que não me receita coisa nenhuma sem que me mande fazer análises clínicas e sem que me 'perceba' numas longas 2 horas de perguntas e respostas, onde é preenchido um formulário que indicará quais são os pontos fracos da minha alimentação, qual o meu défice em vitaminas e, eventuais, suplementos alimentares, que tipo de exercício faço [e aqui remete-me sempre para um fisiologista do desporto], quantas horas durmo, ritmo de vida diário, etc etc etc.
Não faço dieta ao meu critério e gosto, tenho um plano que sigo [com falhas, é certo e confesso-as todas], tenho linha aberta para a contactar com todas as dúvidas e não tomo nada sem a consultar.

 - Nós somos todos diferentes, com constituições físicas diferentes, hábitos de vida diferentes, níveis de colesterol completamente diferentes [e isto tem um peso gigante na hora de prescrever uma dieta], maior apetência por doces ou salgados... e o regime que funciona com A, pode não resultar com B. Copiar a dieta de alguém só porque sim pode ser um verdadeiro atentado à saúde.

Não me levem a mal. Não tenho jeito [nem pretensão] para ser moralista e apenas achei que devia deixar estas notas acrescentando que dou, com muito gosto, o contacto da minha Nutricionista*, que envio, com muito gosto, o meu plano alimentar, bem como a indicação dos suplementos que tomo, mas recomendo algum cuidado na hora de decidir a melhor dieta, os melhores suplementos e até os melhores tratamentos adelgaçantes.
Não somos todos iguais e, para mim, a saúde está acima de qualquer ânsia para caber no biquíni ou perder, à pressa, uns quilos a mais.

* [para quem estiver interessado: asnovenomeublog@hotmail.com]