quinta-feira, 3 de março de 2011

Afinal há mães e mães

Gosto tanto de ouvir aquelas pessoas que sabem tudo, que nunca se enganam e que raramente têm dúvidas. Aquelas pessoas que dizem 'eu nunca' muitas vezes e que acham que é assim que se vive a vida. Se calhar é. Gosto de ouvir aquelas pessoas que criticam quem tem dúvidas, que criticam quem faz perguntas e quem não tem a certeza que está a tomar a decisão certa. Gosto de as ouvir dizer 'ai que parvinha, onde é que já se viu ter medo disto ou daquilo'. Gosto. Gosto mesmo. Sobretudo quando são mães e criticam outras mães. Sobretudo quando são mães e falam de outras mães que, para elas, são menos mães. Sobretudo quando são mães e acham que não têm mais nada para aprender, só ensinar. E mesmo assim acham que as outras mães dificilmente vão aprender, porque essas coisas que essas mães sabem [as que já sabem tudo]  são inatas, elas já nasceram a saber tudo e mãe que não nasceu a saber tudo...
Mães. Mães que criticam e apontam o dedo a quem tem perguntas, muitas perguntas para fazer e não tem pudor em admitir que não sabe tudo. Aliás, que não sabe nada sobre esta 'coisa' nova que é a maternidade.
Mães que acham que ser mãe depois dos 30 é a maior estupidez do mundo 'porque vais ser uma mãe velha e não vais ter paciência para os teus filhos'. Mães que dizem à boca cheia que ser mãe depois dos 30 é uma idiotice e que 'mais valia não ser. não foste na altura certa, agora podes adoptar.'. Mães que dizem 'quem te mandou pôr sempre à carreira à frente de tudo? agora vais ser avó em vez de mãe!'.
Mães que gosto de ouvir, gosto mesmo. Mães que sabem tudo.
E eu ali, a ouvir. Eu, que sou mãe. Eu que, realmente, nada sei.