segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dizem que sim, mas custa-me a crer

E vocês que já foram mães, ou que têm amigas que já foram mães, podem ou não confirmar. Quando nasce o primeiro filho, a recém-mamã tem tendência para se dedicar de corpo e alma ao bebé, esquecendo tudo o resto à sua volta? Esquecendo o namorado, companheiro, marido, amigo, amante, ficando totalmente obcecada com o bebé? Esquecendo-se até de si mesma e de cuidar de si? Acontece com mais frequência do que supomos? E há muitos casamentos que entram em ruptura por causa desta dedicação maternal?

Custa-me a crer que seja assim tão banal e que as mulheres se esqueçam de si mesmas, do marido que esteve sempre ao lado delas e que tem um papel tão importante [como o delas] na vida de um bebé. Então onde é que fica o Amor?

Eu posso até ter uma visão muito romântica da vida [que tenho], mas sinto, acredito, que um bebé é mais um motivo de celebração do amor entre duas pessoas. É mais uma fonte de cumplicidade, de momentos de doçura, únicos, que são vividos entre duas pessoas que se amam e que têm ali, pertinho de si, a extensão desse amor. A dedicação a este novo ser deve ser mútua, a partilha das tarefas também, o amor que dão ao bebé também e o que continuam a dar um ao outro só pode aumentar. Só pode.