- até às 36 semanas, com autorização médica simples que indique, expressamente, que a gravidez decorre sem quaisquer complicações.
- depois das 36 semanas e até 7 dias antes da data prevista para o parto, com o preenchimento de um formulário da companhia aérea, com autorização médica expressa (e detalhada com todos os exames feitos durante a gravidez) e uma declaração assinada pela mãe.
- nos 7 dias que antecedem o parto acresce a todos os outros requisitos viajar acompanhadas de um médico ou enfermeiro.
Eu viajei a gravidez toda porque fui sendo acompanhada aqui. A viagem para os Alpes Suiços é curtinha, 2h20m, e segui sempre todos os cuidados indicados pelos meus médicos:
- beber muita água, não ingerir bebidas gaseificadas, levantar-me algumas vezes durante o voo, usar roupa e calçado largos e confortáveis, pedir sempre um lugar junto ao corredor para facilitar as deslocações e fazer alguns movimentos de mãos e pés para ajudar a circulação do sangue.
Comigo, e tendo em conta que tive uma gravidez "santa" (como se costuma dizer), correu sempre tudo bem, nunca senti qualquer desconforto, qualquer alteração (mesmo em relação aos meus pezinhos - inchados e muito inchados com ou sem viagens), apenas a ansiedade normal de andar de avião, que me acontece sempre, grávida ou não.