terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Agora já gosto de mim.

Surpreendem-me as mulheres que só se apercebem que são mulheres, que gostam delas mesmas, que ficam muito mais bonitas e com uma auto-estima renovada, quando se cuidam, quando investem em si mesmas e mostram um pouco de brio e vaidade, depois do fim de um relacionamento, namoro ou casamento.
Tenho a certeza que todos conhecemos casos destes, de mulheres (e homens) que só depois do fim de uma relação "acordam para a vida" e percebem que andaram literalmente apagados e sem brilho. Não que a imagem seja a principal preocupação de uma pessoa. Nada disso. Mas alguém que cuidava de si, que era vaidosa antes do namoro/casamento e depois deixa de ser, é uma pessoa que desiste de si mesma, acho eu. Só não entendo porque é que é necessário um abanão da vida para que as pessoas voltem a gostar de certos cuidados, e queiram ver a verdadeira imagem reflectida no espelho.
Aconteceu-me há dias, depois de reencontrar uma amiga que não via há anos e que está mudada tipo 180º. Disse-me que já não estava com o G. e que se tinham divorciado há dois anos. As diferenças entre esta mulher que revi agora e aquela com quem convivi durante o seu tempo de casada são abismais. Só me fez confusão (mais) o que ela me disse no final, depois de eu ter comentado que ela estava giríssima, com um brilho diferente, "sabes, decidi investir mais em mim e tenho a certeza que quando o G. me viu assim, muito mais cuidada do que era quando estavamos casados, pensou bem no que perdeu". E eu pergunto: mas porque é que isso não acontecia durante o namoro/casamento? Porque é que é necessário uma ruptura para as pessoas começarem a gostar mais de si mesmas e a cuidarem da sua imagem?
Há coisas que eu não entendo. Mesmo.