terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que diriam?

Os homens, para mim, são só um objecto de prazer.
Depois de muitas desilusões com os homens, já não acredito, confio, respeito ou admiro nenhum. Não dá, não consigo. Sinto uma indiferença profunda por todos e apenas os encaro como um meio para atingir um fim. No fim do prazer, cada um segue o seu caminho. Sou mais feliz assim, sozinha, sem compromissos e também sem desilusões.
Eu recebi este e-mail a propósito deste post. Numa perspectiva de cumplicidade, de partilha de sentimento e de absoluto desencanto com o sexo oposto.
A M. (que autorizou a publicação deste excerto do e-mail que me mandou) optou por um caminho sem compromissos, sem laços e sem raízes. Não consegue confiar em nenhum homem e a ideia de se magoar, desiludir, desencantar e sofrer mais uma vez, fá-la optar por ser feliz de uma outra forma.
E eu respiro fundo, leio e releio cada palavra e sinto que a entendo. Claro que sim. Que entendo muito bem o que se sente depois de uma traição, depois de um desgosto, depois de ouvir "temos de falar", "o problema não és tu, sou eu" ou "preciso de um tempo, estou confuso", ou "eu sei que disse que queria ficar contigo para sempre, mas enganei-me" e depois de acreditar uma, duas, três vezes que um dia pode ser diferente. É que às vezes também nos cansamos.
Por outro lado, minha querida M., e tal como lhe escrevi, eu continuo a acreditar. Porque a mim só assim faz sentido, mesmo que me volte a magoar, mesmo que tenha de voltar a abrir a minha caixinha de socorros, mesmo que ainda não seja desta que o tal tenha aparecido... eu acredito. E acredito em quê? No amor e no poder renovador que só ele tem. E apesar de algumas vezes me sentir, também, assim, desiludida, desencantada, triste e de dizer que "comigo nunca mais", sei que depois da tempestade passar o que mais quero é amar e ser amada. Perdida e infinitamente amada.
O processo é demorado, mas o caminho faz-se caminhando, de preferência sem olhar (muito) para trás. É que a vida não é sempre a perder.
*- outro beijinho e mais um abraço.