quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Psicólogos é "coisa" para doidos

"O que tu precisas é de sair à noite, conhecer uns gajos, apanhar umas bebedeiras e curtir a vida, pá. Isso de ir ao psicólogo é coisa para malucos, doidinhos, tótós, e o teu problema não é insanidade, apenas levaste um par de cornos. So what? Quem nunca levou com um valente par de enfeites de Natal fora de época, que atire a primeira pedra."
Muito havia para dizer sobre mais esta saída airosa do meu colega G. que, do alto da sua imensa sabedoria, fez este comentário a uma colega que está completamente estraçalhada com um desgosto amoroso. Não sei se isto é preconceito ou estupidez pura. Ou um mix dos dois. Voto na última.
Sou a favor de recorrer a ajuda quando o caminho nos parece demasiado penoso para o fazermos sozinhos. Sou a favor de psicoterapia e tudo o que ajude a recuperar a auto-estima e a vontade de voltar a viver e a amar. Se alguém sentir essa necessidade, qual é o problema?
Pobres dos psicólogos se todos pensassemos como o meu colega G. E pobres de nós se fossemos todos tão levianos a olhar para os nossos problemas e os problemas dos outros desta forma simplista e resolvessemos tudo com simples bebedeiras e flirts do género one night stand.