quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Donas de casa* desta blogoesfera!

Ajudem-me!
Sabem aqueles dias em que estamos completamente em branco sem saber o que fazer para o jantar? Em que as receitas e as ideias parecem todas repetidas e sem nenhuma piada? Pois bem, não sei se vos acontece o mesmo, mas comigo funciona por fases. Há as que tenho uma inspiração qual Filipa Vacondeus (vá você 'crida), em que de um simples bróculo e uma batata faço um soufflé de fazer inveja ao meu (suspiro) querido (mais suspiro) e tão criativo (outro suspiro) Henriquezinho Sá Pessoa, outras há que pareço uma verdadeira Paris Hilton, a típica filha da mamã que nunca estrelou um ovo na vida, que não sabe sequer a utilidade de um vulgar salazar e fico sem saber o que fazer para o jantar. Estão a ver o filme? É esse mesmo, o da falta de inspiração.
Tudo se complica desde que me inciei no projecto verde mais verde não há, ou seja, quero ser vegetariana. Se por um lado enfrento sérias dificuldades em sensibilizar a brigada da chicha cá de casa (mãe, pai, irmã e sobrinhos) que dizem (li-te-ral-men-te) que não estou boa da cabeça, por outro é-me muito mais difícil ser criativa num mundo onde dei apenas os primeiros passos. E há dias em que os meus jantares se resumem a sopa e ananás.
Ah e tal, já vos oiço todos em coro, olha que isso até é bom, para manter a linha e não sei quê. Sim, sim, meus grandes queridos, isso eu também sei. Um dia ou dois, uma semana, vá, a malta aguenta. Mas experimentem ter uma conversa aqui com o meu estômago, barriga e respectivos vizinhos e perguntem se conseguem continuar a viver nesta fomeca em que se ouve o ronco de SOS a um km da minha casa! Experimentem, desafio-vos.
Resumindo e concluindo, preciso de inspiração gastronómica. De saber a que meios (lícitos, vá) recorrem quando não têm ideias para o que fazer ao almoço e jantar. Isto falando de cozinha tradicional - quando alinho com a brigada da chicha e do peixe e deixo em pause este meu projecto mais saudável (digo eu).
Depois, e falando de cozinha vegetariana, alguém tem ideias práticas (em blogs altamente inspiradores?), rápidas e substancialmente nutritivas e criativas e tudo-e-tudo que me animem a semana e, já agora, a barriguinha?
* - e donos de casa, porque a igualdade de géneros é bonita e eu gosto. São muito bem vindas as ideias e sugestões da ala masculina.