terça-feira, 2 de junho de 2009

"Mulher de amigo meu é homem..."

Love Actually
É mesmo? Mas é mesmo assim que eles pensam? Contava-me um amigo meu, claramente transtornado, que um conhecido nosso se tinha enrolado (palavra fina...) com a mulher do melhor amigo. E dizia ele que achava horrível, porque era traição para com o melhor amigo e mais não sei quantas coisas sobre moral e bons costumes. Entendo-te muy bien. Mas tenho um ponto de vista que não faz pendant com o teu, meu querido amigo.
Reparai-de:
- daquilo que eu sei e do pouco que entendo do amor (que é pouco), as pessoas não andam a escolher por quem se vão apaixonar (facilitava tanto, oh oh) e o amor não escolhe idade, nem sexo, nem raça, nem saber se tem namorado ou marido. E mesmo sabendo de antemão esta última parte, quando nos apaixonamos queremos viver tudo ontem! Por isso eu entendo o que se passou com o nosso conhecido e não o condeno. Todos podemo-nos apaixonar pela pessoa "errada", ou que é "errada" naquele momento.
Para mim o ponto não é o facto de se terem apaixonado. Quem está livre disso? Nem aqui a Dona Cassilda da limpeza, que é viúva há 17 anos e que me diz que não vai morrer sozinha, quanto mais a malta que é "jóve" e com tanto pra viver. Nã, isso é conversa. Para mim o feio nesta história é a traição, a desilusão e o defraudar expectativas. Isso é duro de ultrapassar.
Em relação a este tema confesso que tenho sempre mixed feelings.. mas reflicto em relação ao que o M. me disse e na minha mente surgem balões de conversa tipo BD com grandes pontos de interrogação, para onde olho tentando perceber as respostas. Será que os homens pensam mesmo assim? Que as mulheres dos amigos são homens para eles? Ou será isto uma encapotada hipocrisia? Ou será este o podre que os homens não suportam uns nos outros? O medo de um amigo "roubar" a sua Dâma... ui ui, não sei não, mas tenho para mim que pode ser por aqui...